Pular para o conteúdo

Due Diligence: entenda a importância e os processos necessários

9 de agosto de 2023
Publicado por 3Capital Partners

A prática de due diligence desempenha um papel fundamental nas operações de fusão e aquisição, tendo como objetivo primordial fornecer à empresa compradora uma visão clara da situação da empresa-alvo que será adquirida.

A diligência prévia possibilita que o comprador obtenha informações mais abrangentes sobre o negócio em questão, permitindo a confirmação de dados relevantes para o vendedor. Isso envolve uma análise minuciosa de áreas como aspectos jurídicos, financeiros, contábeis e tecnológicos, sem se limitar exclusivamente a esses pontos.

A importância do due diligence

A obtenção de dados de qualidade por meio do processo de due diligence apropriado capacita a empresa compradora a compreender os riscos e benefícios associados ao negócio, permitindo que os executivos tomem decisões de forma estratégica.

Ao reunir tais informações, o comprador encontra-se devidamente preparado para concretizar o negócio, aumentando significativamente as chances de sucesso nas transações.

Uma aquisição representa a transação de alta importância corporativa. Por meio dessa prática, durante o processo de M&A, é possível agregar valor ao identificar pontos transparentes e oportunidades que o comprador desconhecia anteriormente.

Ferramentas de prevenção de riscos possibilitam a tomada de decisões fundamentadas em dados relevantes, essas informações são inestimáveis para que o comprador possa determinar se deve ficar entusiasmado com a fusão ou aquisição.

Dessa forma, é possível realizar as seguintes atividades:

  • Realizar um diagnóstico do negócio para definir garantias e estrutura fiscal do investimento;
  • Mapear as especificidades fiscais, tributárias, trabalhistas e previdenciárias, a fim de identificar riscos e oportunidades da transação;
  • Levantar elementos para compor a avaliação da operação, oferecendo segurança para a tomada de decisão.

Quais são os passos a serem seguidos?

De forma geral, quanto maior e mais complexo o negócio, mais a due diligencia irá atuar. A forma com que esse processo será conduzido difere conforme a operação, porém algumas etapas cruciais devem ser seguidas.

A definição das metas do projeto é a fase inicial de tudo, deve-se estipular as metas corporativas para identificar os dados necessários e os recursos essenciais para alinhar a operação com a estratégia da empresa compradora.

Além disso, é realizada uma auditoria minuciosa dos registros financeiros para avaliar a saúde dos ativos, o desempenho geral e a estabilidade da empresa, bem como identificar potenciais sinais de alerta. Os itens inspecionados incluem balanços, observações de resultados, programação de inventário, benchmarks do setor, entre outros.

Após diversas etapas entre as citadas, a coleta e análise das informações e documentos, os analistas utilizam os dados coletados para aplicar técnicas e métodos de avaliação, o que confirma o valor final pelo qual você está disposto a fazer a oferta.

Nesse momento, o gerenciamento de riscos adota uma abordagem holística ao examinar a empresa-alvo, antecipando os possíveis riscos associados.

Como a tecnologia nos auxilia nos processos de due diligence?

Plataformas de colaboração facilitam a cooperação entre equipes multidisciplinares em tempo real, independentemente de sua localização física, proporcionando aos membros da equipe uma maneira ágil de compartilhar informações.

Essa forma de colaboração é especialmente vantajosa em processos de due diligence para fusões e aquisições, pois permite que várias equipes trabalhem em conjunto para conduzir análises financeiras, jurídicas, fiscais e de mercado, a fim de avaliar a viabilidade da transação.

A Inteligência Artificial (IA) pode ser empregada para automatizar tarefas repetitivas, como análise de documentos e revisão de contratos, gerando maior eficiência e redução do tempo necessário para conclusão. Além disso, uma IA é capaz de identificar padrões e anomalias em grandes conjuntos de dados, o que auxilia uma equipe de due diligence a realizar uma avaliação mais precisa dos riscos e oportunidades.

Confie em quem entende do assunto

A 3Capital oferece serviços essenciais para que todas as etapas da sua transação sejam feitas minuciosamente. Nossos profissionais iram te auxiliar desde o mapeamento de novas negociações até a consolidação da transação, contando com uma ampla rede de conhecimento, para apresentar as melhores possibilidades para o crescimento da sua empresa.



Veja outras notícias