Pular para o conteúdo

O que é advisor e quais as vantagens de contratar um para a sua empresa?

12 de setembro de 2022
Publicado por 3Capital Partners

O advisor tem uma das funções mais importantes durante toda a operação de M&A. Esse profissional participa e acompanha todas as etapas de uma fusão ou aquisição: desde a avaliação preliminar, o planejamento de negócio, o valuation, o road-show, due diligence até o fechamento do negócio.

 

Muitos advisors já empreenderam, investiram e acumularam experiência de mercado, tendo conhecimento dos desafios e melhor caminho para operações de fusão ou aquisição. Usando todo o know-how adquirido em empresas que despertam a atenção e representam boas oportunidades, o advisor sempre fará de tudo para que uma operação de M&A seja bem-sucedida em todos os aspectos. 

 

Neste post, iremos te contar o que é um advisor, qual o papel dele para o mundo dos negócios e as vantagens que ele tem a oferecer para sua corporação.

 

O que significa advisor?

 

O termo “advisor” vem da origem inglesa e tem a tradução de assessor, conselheiro, orientador ou mentor e se associa ao profissional que ajuda a positivar as empresas e startups em diversos assuntos, inclusive no mundo do M&A. 

 

Os advisors são contratados por conta de sua ampla experiência em alta gestão e bom relacionamento no mundo corporativo. Além disso, esse profissional auxilia em diversas áreas para mentorias de negócio, investimento e organização das empresas. 

 

Porque contratar um advisor?

Quando um processo de M&A ocorre é preciso ter muito cuidado e atenção. 

 

Por isso que o apoio de um advisor é importante para a construção e execução das estratégias de Fusões e Aquisições para os fundadores. Como um grande facilitador do processo, o consultor atua garantindo melhores e produtivas interações entre as partes, possibilitando que a transação ocorra de maneira fluída e sem problemas. 

 

Os empresários que têm vontade de buscar alguma operação externa (seja venda ou captação) devem buscar os advisors para ajudar no direcionamento do processo, além de valorizar seu negócio e aumentar a chance de sucesso da transação.

 

Qual o papel de um advisor?

Antes de uma operação de fusão ou aquisição ser realizada, é importante ter em mente que esse processo envolve várias etapas que demandando muito estudo, conhecimento, levantamento de informações e estratégia. Por isso, é extremamente necessária a participação de um profissional com conhecimento no mercado, preparado para liderar uma operação de M&A, que é algo complexo, exige ampla do mercado, dos os riscos e benefícios que a operação pode trazer para a empresa.

 

Um dos papéis do advisor é assegurar que as informações mais valiosas e necessárias estejam apresentadas de forma organizada na avaliação (valuation) do negócio. Além disso, ele pode sugerir, implementar e comentar sobre melhorias na apresentação dessas informações e orientar na preparação de materiais específicos para cada etapa.

 

Um assessor se torna essencial no processo de M&A na hora de reduzir riscos, conduzindo uma operação transparente, que favorece a ambas as empresas envolvidas na operação, ajuda na valorização e o sucesso da transação, assegurando que as informações necessárias estejam disponíveis e organizadas. 

 

O advisor também coordena o processo de recebimento de ofertas dos interessados no M&A num mesmo período (para comparação de propostas). Além disso, o consultor pode coordenar a etapa de due diligence, estruturando transações, por exemplo, adotando earnouts

 

Por isso, o advisor se torna imprescindível para alcançar o sucesso de uma transação.

 

Quais as vantagens de ter um advisor?

Os benefícios de se ter um advisor na sua empresa são vários. Dentre eles, destacamos:

 

  • Aumento de valuation: com o serviço de advisor é possível elevar o valor do seu negócio, e, com isso, poder conseguir ofertas competitivas.
  • Proteção da empresa: com o advisor é possível obter o cuidado para revelar qualquer informação que identifique seu negócio somente após a assinatura de um termo de confidencialidade.
  • Experiência em transações de M&A: as transações de M&A são complexas e, por isso, o advisor fica responsável por negociar, coordenar o processo e oferecer ofertas para que a transação seja organizada e positiva para a empresa. 

 

Por esses motivos, é essencial que o empresário sempre busque por profissionais qualificados, quando é tomada a decisão de realizar uma operação de fusão ou aquisição. Contar com uma assessoria especializada é o passo mais importante para o seu processo de M&A ser bem-sucedido e a 3Capital pode te auxiliar do começo ao fim! Fale com a gente por aqui



Veja outras notícias