Pular para o conteúdo

M&A e seu papel estratégico no cenário empresarial

29 de abril de 2024
Publicado por 3Capital Partners

As empresas adotam estratégias de fusões e aquisições (M&A) não apenas para impulsionar o crescimento e expandir sua participação no mercado, mas também para aproveitar novas tecnologias e soluções inovadoras. Essas iniciativas também visam melhorar a eficiência operacional, cortar despesas e atrair talentos especializados, sendo esses elementos cruciais para otimizar o desempenho e diversificar o portfólio empresarial.

O mercado brasileiro

A pandemia da Covid-19 acelerou a necessidade de uma rápida adaptação das companhias à digitalização e à eficiência operacional. Como resultado, as parcerias e alianças com startups, empresas de tecnologia e inovação aumentaram, impulsionando um significativo crescimento nas operações de fusões e aquisições (M&A) durante este período. Em 2021, o Brasil testemunhou números recordes em valor e volume de transações de M&A, impulsionados pelo cenário de taxas de juros historicamente baixas e alta liquidez global, resultado das medidas econômicas adotadas para garantir a continuidade das atividades empresariais durante a pandemia.

No entanto, a partir do final de 2021, a volatilidade no ambiente macroeconômico, juntamente com os novos desafios no ambiente global de negócios, como conflitos e barreiras comerciais entre as principais economias, interromperam o ciclo de alta liquidez. Isso, combinado com a tendência de aumento das taxas de juros, influenciou as decisões corporativas ao longo de 2022, resultando em uma redução no número de transações em comparação com o ano anterior. A prudência dos investidores persistiu até 2023, mantendo as transações de M&A abaixo dos níveis de 2021, mas gradualmente se aproximando dos padrões observados antes da pandemia.

É notável que, dentre as empresas participantes do estudo da Deloitte, 33% conduziram operações nos últimos cinco anos. Dessas, 64% têm planos de realizar novas fusões e aquisições até 2028, destacando o êxito das estratégias adotadas. Os líderes dessas organizações destacam que a busca por sinergias, expansão de mercado e eficiência operacional são os principais impulsionadores que os incentivam a investir em operações dessa natureza.

A importância das operações para esse cenário

Esses estudos oferecem uma clara indicação de que o sucesso para fusões e aquisições requer uma preparação meticulosa e uma execução estratégica. Os principais obstáculos apontados incluem as complexidades jurídicas e operacionais associadas a fusões e aquisições. Além disso, há uma preocupação destacada com a integração das culturas das empresas envolvidas e uma mensuração inadequada das sinergias.

Com os avanços do mercado, existem ferramentas cada vez mais modernas para auxiliar as empresas que ainda se sentem inseguras diante da complexidade de uma transação, a superarem a lacuna que as separa daquelas que já se beneficiam dessa importante ferramenta transformacional. Uma dessas ferramentas é o uso da tecnologia, com 61% das organizações já utilizando técnicas para extrair insights a partir de informações, conhecidas como “Analytics”, ou mesmo Inteligência Artificial (IA), para impulsionar suas operações.

Esteja acompanhado por quem entende do mercado

Se sua empresa planeja um M&A, merece a preparação adequada para ir ao mercado. Seja para venda ou capitalização, entre em contato conosco. Nosso Time de experts está à disposição para contribuir com a maximização de valor e preparação de sua empresa para uma transação de sucesso.



Veja outras notícias