Pular para o conteúdo

As melhores estratégias para se adequar a Inteligência Artificial

14 de dezembro de 2023
Publicado por 3Capital Partners

Adotar ferramentas de inteligência artificial para sua empresa significa contar com uma forma poderosa de impulsionar a eficiência operacional e desfrutar de diversos benefícios. No entanto, alcançar esses resultados não é tarefa tão simples quanto parece. Para tornar essa missão bem sucedida, é preciso tomar medidas estratégicas, especialmente por parte dos CEOs. Ao incorporar a IA, os líderes podem aproveitar ao máximo esse recurso, promovendo uma tomada de decisões mais estratégica para impulsionar o crescimento e a excelência corporativa.

IA e a liderança corporativa

Mais de 75% das empresas estão em busca da implementação de ferramentas de IA em suas operações*, e os motivos para isso são abundantes. Além da notável agilidade nas operações e da subsequente redução de custos associada a essa rapidez, os CEOs que dominarem essa tecnologia poderão acessar dados em tempo real sobre o negócio. Com isso, podem tomar decisões estratégicas embasadas em insights constantes colhidos a todo momento.

Em paralelo, as informações obtidas por meio da IA também podem ser aproveitadas para analisar as principais tendências do mercado e do setor de atuação da empresa. Isso permite a identificação de oportunidades que podem ser exploradas para aumentar a competitividade. Além disso, a IA auxilia na identificação de possíveis riscos, os quais podem ser mitigados por meio de um plano de ação preventivo.

Com vantagens tão evidentes, não é surpresa que 72% dos CEOs deem prioridade ao investimento em tecnologia de inteligência artificial para suas empresas, conforme revelado pelo relatório ‘’CEO Outlook 2023’’. A percepção extremamente positiva em relação a isso no ambiente corporativo persiste, mesmo diante dos desafios comuns enfrentados por aqueles que iniciam esse processo de incorporação.

A IA exige especializaçãoa

Embora nem todos os profissionais possuam o conhecimento necessário para lidar com essa tecnologia adequadamente, essa é uma das principais dificuldades enfrentadas neste processo. É fundamental capacitar as equipes para o uso dessa ferramenta, garantindo que compreendam seu funcionamento técnico, bem como sua aplicação ética e responsável. Tornando um catalisador para o crescimento empresarial, evitando possíveis impactos negativos.

O mesmo tipo de cuidado é crucial para os CEOs, que devem estar atentos ao tema, aprofundando seus estudos e participando de eventos e palestras. Esta abordagem permite compreender os impactos atuais e futuros que a inteligência artificial pode ter em suas empresas. O aprendizado contínuo, aliado à contratação e treinamento adequados das equipes, é essencial para todos desempenharem um papel transformador na incorporação da IA nos processos.

Embora a discussão sobre inteligência artificial no mercado não seja novidade, permanece como uma das tendências a serem seguidas pelas empresas, independentemente de seu tamanho ou setor. Existem diversas ferramentas robustas, rápidas e seguras que podem proporcionar benefícios internos significativos. Mas, a especialização para os CEOs ainda, sim, é a chave para as incorporarem corretamente e alcançar seus objetivos.

Em resumo, essa ferramenta não é um ”milagre” para otimizar empresas, mas sim, um processo contínuo de aprendizado, que não limita o sucesso apenas à incorporação da tecnologia em si. É necessário revisitar constantemente sua aplicação, avaliando se há espaço para melhorias, se está alinhada com os objetivos estabelecidos, se faz sentido expandi-la para outras áreas e, acima de tudo, considerar os prós e contras que sua implementação trará para a empresa e seus stakeholders.

Ter esse preparo aliado a consultores especializados é a estratégia certeira para alavancar empresas e auxiliar CEOs e líderes nesse processo. Conte com a 3Capital nessa missão!
Nossos conselheiros podem orientar as mudanças necessárias para alavancar sua empresa. Acesse nosso site e entre em contato: https://3capitalpartners.com.br/contato/

*Fonte: Fórum Econômico Mundial



Veja outras notícias