O M&A é uma aposta estratégica para o crescimento e fortalecimento das empresas no mercado, aumentando a competitividade, visando se destacar dos concorrentes e conquistar um público cada vez maior.
Além de planejar questões financeiras, a sinergia entre os processos e o período de transição, também é necessário avaliar pontos relacionados a TI, como a troca de informações e a integração dos sistemas. Nem sempre essa parte recebe a devida atenção e, no artigo de hoje, vamos mostrar qual é o papel da TI no sucesso dessas operações. Confira!
Por que não devemos nos esquecer da TI?
Apesar do planejamento minucioso, uma operação pode falhar por vários motivos, que vão desde a diligência insuficiente até diferenças na cultura da empresa. Uma causa potencial que muitas vezes é negligenciada é quando a TI é incorporada ao processo tarde demais, o que pode resultar em uma série de problemas no futuro.
A transformação digital atingiu todos os setores do mercado, e seu impacto é evidente nas operações comerciais. As empresas estão digitalizando e automatizando todas as suas cadeias de valor e processos para acelerar as operações, atender às demandas dos clientes, melhorar a economia de custos e a eficiência geral. Apesar disso, a TI muitas vezes é deixada de fora das conversas iniciais e, por vezes, não consegue um lugar à mesa. O impacto de não incluir em discussões estratégicas abrangentes pode ser caro, pois as peças de integração ficaram faltando.
A integração das tecnologias e sistemas é fundamental para concluir com sucesso um acordo, mas o processo de migração pode variar consideravelmente dependendo dos elementos presentes nos portfólios de TI envolvidos. Por exemplo, considere uma empresa interessada em adquirir um concorrente. O adquirente pode visualizar a M&A como uma oportunidade para aumentar significativamente sua participação de mercado, diversificar seu portfólio de produtos com novas adições, aumentar o reconhecimento da marca, expandir para novas regiões e otimizar os custos eliminando redundâncias nas operações de back-office. No entanto, se as organizações utilizarem diferentes sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERP) ou possuírem modelos operacionais de TI muito distintos, isso exigirá um plano de integração complexo para migrar e alinhar progressivamente os sistemas durante a operação.
A importância desses sistemas é frequentemente negligenciada até que o acordo seja fechado, deixando um cronograma muito apertado para iniciar o processo de integração. Os CIOs precisam agir rapidamente para integrar os novos funcionários, que por sua vez precisarão aprender novos processos e se adaptar a um ambiente de trabalho diferente.
É preciso incluir a TI o mais rápido possível
A M&A requer o gerenciamento de mudanças em todos os níveis, sendo essencial planejar a integração de TI desde o início para evitar riscos e desafios que possam levar um acordo ao fracasso.
O papel que a tecnologia desempenha nas negociações é cada vez mais crítico no mundo pós-pandemia. As organizações podem gerenciar com sucesso as mudanças em todo o processo de M&A utilizando a tecnologia para fazer a ponte entre diferentes sistemas.
Isso garante que a equipe tenha as ferramentas e o suporte certos para ser produtiva, e que os novos funcionários sejam introduzidos a novas ferramentas e processos por meio de sessões de integração bem elaboradas. Embora o processo de negociação de fusões e aquisições possa ser complexo, os líderes de negócios que integram a TI em todos os aspectos do processo estarão posicionando suas organizações para uma transição perfeita e para alcançar o crescimento dos negócios.
Mudanças necessitam expertise
O sucesso dos processos de M&A depende da celeridade, tanto do comprador e vendedor, além da complexidade do negócio em questão.
Na 3Capital, trabalhamos pelo interesse da maximização de valor dos negócios e reconhecemos que a integração bem feita é a chave para o sucesso das negociações.
Conte com uma equipe de especialistas juntamente do fundador, que acompanha cada passo, garantindo um serviço de qualidade e compromisso com resultados.