Pular para o conteúdo

IA na área da saúde: como essa tecnologia pode gerar valor em um mercado difícil?

10 de julho de 2023
Publicado por 3Capital Partners

O dinâmico e complexo setor da saúde tem tido perspectivas positivas de crescimento do mercado global de Inteligência Artificial (IA). Dados indicam crescimento em torno de US$180 bilhões até 2030 — acima do estimado no ano de 2022. As fusões e aquisições desempenham um papel crucial na busca por eficiência, inovação e crescimento. No entanto, nesse ambiente competitivo e altamente regulamentado, as empresas enfrentam desafios para identificar oportunidades e maximizar o valor das transações.

É aqui que a IA surge como uma ferramenta poderosa, capaz de facilitar processos decisivos, expandir a base de clientes e gerar valor para essas empresas. A ferramenta desempenha um papel fundamental nessa etapa, ajudando as organizações a analisar grandes volumes de dados, como registros médicos eletrônicos, resultados de testes clínicos e dados demográficos, para identificar empresas com maior potencial de sinergia e valor agregado. Algoritmos avançados de aprendizado de máquina e análise preditiva permitem uma triagem mais precisa, identificando alvos que atendem aos critérios estratégicos e financeiros.

Ofertas notáveis de M&A na área da saúde

A aquisição da Nuance — líder em tecnologia do setor da saúde — pela Microsoft foi baseada na expansão do mercado, voltando a atenção para sua plataforma Microsoft Cloud for Health Care. Juntas desde 2019, a parceria visa ajudar a reduzir a carga de trabalho dos médicos — e, portanto, a epidemia de esgotamento dos profissionais de saúde — incorporando tecnologia de anotações automatizadas e outras ferramentas baseadas em nuvem de software de registro eletrônico de saúde.

Já no ramo farmacêutico, apesar da maior parte das atividades de Inteligência Artificial ter se concentrado em investimentos de capital de risco, a BioNTech fez a aquisição da InstaDeep, focada na descoberta e fabricação de novos medicamentos.

Essas empresas são grandes exemplos de como a IA tem agregado valor de diversas formas no ramo da saúde. Além disso, essa tecnologia atua na previsão de sinergia e resultados, desempenhando um papel crucial na previsão após a conclusão de uma fusão ou aquisição. Com base em análises de dados históricos e em tempo real, os algoritmos podem identificar áreas de oportunidade, eficiência operacional e potencial de crescimento. Por exemplo, a IA pode analisar os fluxos de trabalho, as operações e os sistemas de TI de ambas as empresas envolvidas, identificando maneiras de otimizar processos e reduzir custos.

Como a tecnologia tem sido incorporada neste mercado?

Com isso, as empresas de assistência médica estão buscando incorporar a Inteligência Artificial para aprimorar seus serviços e fornecer um atendimento mais eficiente e personalizado. Os sistemas de saúde estão adquirindo tecnologias de IA para adicionar análise de dados e recursos de atendimento ao paciente. Isso possibilita uma melhor compreensão das informações clínicas e históricas de pacientes, auxiliando os médicos na tomada de decisões mais precisas e personalizadas. Além disso, IA pode ajudar a otimizar a gestão hospitalar, a eficiência operacional e o atendimento ao cliente.

A incorporação desses recursos por meio de fusões e aquisições têm o potencial de apoiar a inovação e criar valor em diversas áreas da assistência médica. Os acordos mais recentes nesse setor destacam como as soluções de IA podem abrir novas oportunidades de atendimento ao paciente, tanto para empresas com modelos de negócios e abordagens mais tradicionais quanto para aquelas mais centradas na tecnologia, essas tendências estão projetadas para continuar à medida que o mercado de IA na área da saúde se expande.

Para realizar mudanças de sucesso é preciso buscar especialistas no assunto.

É evidente que a IA tem o potencial de transformar a assistência e oferecer benefícios inspiradores para pacientes, profissionais médicos de saúde e empresas do setor. As fusões e aquisições desempenham um papel crucial ao trazerem tecnologias de IA para o ecossistema da saúde, permitindo que as empresas aproveitem as vantagens desta inovação. No entanto, é importante destacar que a implementação bem-sucedida da IA requer uma abordagem ética e responsável, com atenção especial à segurança e privacidade dos dados dos pacientes.

Nisso a 3Capital é especialista. Conte com o suporte de especialistas que oferecem uma ampla rede de contatos e conhecimento para auxiliá-lo a identificar e gerenciar oportunidades de expansão da sua atuação global.  Nossa prioridade é garantir o seu sucesso, buscando negociações que façam sentido para o seu negócio.



Veja outras notícias